Toda empresa do setor de energia que pensa em permanecer ativa no segmento em que atua e que busca sempre manter um nível elevado de atuação precisa estar de olho na gestão de crises. E para que isso realmente tenha um efeito positivo, a comunicação corporativa precisa ser um dos pontos de maior força.
Desta forma, as estratégias de comunicação precisam ser desenvolvidas em torno dos problemas que comumente derrubam grandes corporações. Em outras palavras, é fundamental saber como se dirigir ao público de interesse tomando por base aqueles pontos que atuam como fraquezas.
Percebe, assim, o valor que existe em saber comunicar em tempos de crise energética? É fato que o setor de energia passa por momentos que precisam de atenção. Todavia, nada surtirá efeitos sensíveis se não estiver de acordo com uma linha de comunicação pensada e desenvolvida com qualidade.
É por isso que resolvemos desenvolver este conteúdo para você que já passou (ou está passando) por dificuldades no setor de energia. A partir do momento em que conhecer os riscos mais comuns e entender que existem soluções práticas e efetivas, a sua carreira terá muito sucesso. Continue por aqui acompanhando.
De forma geral, você conhece os principais benefícios da comunicação?
Como você sabe, este conteúdo tem a missão de ajudar profissionais de comunicação corporativa a lidarem com maestria em momentos de crise energética. Todavia, falar bem, interagir com pessoas e gerir crises é uma habilidade que alcança todos os segmentos, sem exceção.
Por este motivo, é importante termos em mente que a arte de falar com desenvoltura e de impactar um público-alvo através de um alto poder de persuasão é uma grande vantagem competitiva.
Sendo assim, veja só algumas vantagens que somente a comunicação proporciona para as corporações:
1 – Quando uma empresa sabe como se comunicar com clareza, os ruídos deixam de existir. Assim, interpretações equivocadas não provocam ou acentuam crises simplesmente porque deixam de fazer parte do quotidiano da corporação.
Em outras palavras, onde existe clareza, objetividade e assertividade, os públicos internos e externos de uma empresa têm uma percepção real (ou bem próxima disso) do que realmente acontece. Consequentemente, há mais confiança e segurança nas transações.
2 – A boa comunicação gera uma produtividade maior e, consequentemente, maior satisfação, lucro e novos negócios. E quando pensamos no dia a dia de uma empresa, a comunicação corporativa realizada com qualidade proporciona reuniões de trabalho mais produtivas, maior satisfação e resultados satisfatórios.
Ao mesmo tempo, quando as estratégias de comunicação não são bem realizadas (ou não existem), a tendência é que crises de todas as naturezas atinjam o dia a dia, gerando conflitos internos, péssima imagem externa e muitos problemas a serem resolvidos.
3 – Não existe sucesso no setor de energia e em todos os segmentos de atuação se as pessoas não confiam em você e nas suas colocações e ideias. Isso serve para os colaboradores, gestores, líderes, fornecedores e para o público consumidor em geral.
Isso quer dizer que uma gestão de crises que é baseada em uma comunicação bem estruturada tem toda a força para equilibrar problemas e encontrar soluções saudáveis. Quando existe confiança, sua empresa se torna referência e digna da sua adesão.
4 – A comunicação te dá um status de poder e isso vale ouro no mundo dos negócios. Não é o mesmo que mandar nas pessoas, nos colaboradores e no público; é ter um alto poder de persuasão sobre eles, pois isso gera confiança e a certeza de que vale a pena confiar, mesmo em momentos de crise.
E mais: este benefício é um dos mais efetivos em momentos problemáticos (como a crise energética), pois essa instabilidade pode levar um grande negócio à ruína. Desta forma, são em situações como essa que você e a sua empresa precisam mostrar que está tudo sob controle.
5 – O bom comunicador tem “meio caminho andado” para se tornar um líder (e talvez esse seja um dos seus objetivos, correto?). Quando as suas estratégias de comunicação são pensadas em função do perfil das pessoas e das singularidades do segmento em que você atua, tudo dará certo.
A explicação para isso é que você será sempre bem compreendido, terá uma boa postura em todas as situações, saberá dar valor às pessoas, terá a capacidade de motivar a todos, entre outros. Ou seja, todas as habilidades que um grande líder precisa para ter sucesso e credibilidade.
Entenda como as grandes empresas de energia podem aprimorar a comunicação durantes os períodos de crise
O grande temor de muitas empresas são as crises, em especial para aquelas que não sabem como lidar com adversidades e não estão preparadas para mudar rotas e estratégias de comunicação no meio do percurso. E no caso do setor de energia não é diferente.
A verdade é que, independente ao segmento, as crises têm um alto poder de arruinar corporações que tinham tudo para brilhar. Além disso, é fato que nenhuma empresa está livre de passar por momentos de instabilidade e, por isso, precisam se preparar com antecedência para superar estes entraves.
Sendo assim, é fundamental que você entenda como o setor de energia deve lidar com a sua comunicação nestas circunstâncias. Para te ajudar a entender mais detalhadamente como funciona a implantação de estratégias eficazes, destacamos algumas informações essenciais. Veja só:
- Antes de qualquer coisa, quando uma empresa do setor de energia estiver em meio a uma crise energética ou buscando se antecipar para não ser pega de surpresa, uma das primeiras missões é alinhar a forma de comunicar com a missão, a visão e os valores da corporação.
Isso tem muita relevância porque permitirá que a essência da corporação se mantenha viva em todos os momentos e seja o principal norte para que gestores e líderes consigam manter todos atuantes e na direção da superação dos problemas.
- Durante a crise energética, a comunicação tem capacidade suficiente para amenizar os efeitos deste período turbulento. Ao mesmo tempo, quando ela inexiste ou é insuficiente, os problemas se tornam ainda maiores, as interpretações são sempre equivocadas e os conflitos interpessoais constantes.
Em consequência, a queda na produtividade é uma realidade que torna a missão ainda mais pesada. Por isso, as estratégias de comunicação precisam ser transparentes, possíveis de serem colocadas em prática e eficientes. Isso ajudará também na reconstrução da imagem da corporação.
- Para uma ótima gestão de crises é fundamental que haja um diálogo claro, aberto e constante com todos os envolvidos no processo de produção de uma empresa: gestores, líderes, colaboradores, fornecedores, mercado consumidor e todos os stakeholders.
E essas conversas precisam ser individuais e/ou segmentadas e sempre voltadas para compreender as pessoas e ajudá-las na continuação da produção em momentos de crise. Além disso, é importante fomentar as interações. O ato de ouvir indivíduos, além de motivá-los, pode gerar soluções inesperadas.
- Uma estratégia de comunicação bastante efetiva em momentos de crise energética é tratar a realidade como ela é. Não adianta fingir (ou tentar fingir) para as pessoas que não há problemas, conflitos e dificuldades sensíveis. O diálogo aberto ameniza as tensões e gera mais segurança.
Especialmente em momentos de desequilíbrio, onde os colaboradores se sentem inseguros quanto à permanência na empresa, a comunicação humanizada tende a aproximar, gerar segurança e uma boa imagem interna e externa.
- O levantamento de crises no setor de energia em momentos anteriores pode servir como uma rica base de informações a respeito do que funcionou e o que piorou o quadro. O que foi feito em relação à comunicação? Como a corporação se portou em relação aos seus públicos de interesse?
Estas respostas servem como um auxílio fundamental para o desenvolvimento das estratégias de comunicação. Em outras palavras, a solução para a crise está no histórico de momentos de desequilíbrio semelhantes. Apure, faça levantamentos, considere os momentos e mãos à obra
Conheça algumas crises e suas características e como elas podem impactar a comunicação das empresas de energia
Existem diversas opções que podem gerar crises de proporções pequenas, médias ou grandes. Entender cada uma delas e como geralmente impactam o setor de energia é também uma forma eficaz de amenizar os efeitos e ter menos prejuízos.
Por isso, destacamos alguns exemplos e características de crises energéticas para que você tenha ideia do que pode impactar a sua corporação:
- As principais crises no setor de energia que acontecem no Brasil são influenciadas por questões ambientais, políticas e econômicas. E todas elas provêm da grande dificuldade apresentada pelo país de manter um abastecimento justo de energia para todas as regiões.
- Quando chove menos, por exemplo, ainda ocorre, no Brasil, uma dificuldade considerável de manter o nível de produção e fornecimento de energia. Isso porque ainda dependemos bastante das hidrelétricas. Consequentemente, cria-se um momento de muita tensão e dificuldade.
- Quando ocorre uma crise energética, há impactos sensíveis na economia do país e, em especial, nos custos para o consumidor, que é um dos segmentos que mais são impactados. Além disso, gera-se uma grande incerteza para profissionais que atuam no segmento quanto ao futuro de seus empregos.
E quando olhamos para todos esses cenários anteriores, percebemos ainda mais a importância do desenvolvimento de estratégias de comunicação que funcionem como um verdadeiro ponto de equilíbrio e segurança para os envolvidos.
Isso se relaciona não somente aos colaboradores de uma empresa que atue no setor de energia, mas sim para todos aqueles que, de alguma forma, são impactados por este segmento: os consumidores, os fornecedores e os stakeholders.
Como as empresas do setor de energia podem transmitir transparência e confiança na gestão de crises
Instalada a crise, não resta mais nada a não ser empreender medidas para controlar o problema e superá-lo da melhor forma possível e com o mínimo de perdas, seja de pessoas ou mesmo de dinheiro. Para isso, a comunicação corporativa precisa atuar de forma que transmita transparência e confiança.
Mas, como fazer isso em meio a um contexto tão tenso, incerto e que afeta grandes grupos de pessoas? Veja algumas possibilidades:
- Dizer a verdade e encarar o problema de frente, sem “romantizá-lo” é uma forma de comunicar que transmite transparência e, consequentemente, confiança. Quem recebe este tipo de comunicação percebe claramente que a sua intenção é encontrar soluções e não enganar as pessoas.
- O diálogo entre a corporação e os envolvidos precisa ser aberto, sincero, onde todos tenham a confiança de expor suas percepções e incertezas. Além disso, é uma oportunidade para encontrar saídas eficientes em meio a tantos problemas.
- Quando as estratégias de comunicação são voltadas para a troca sincera e honesta de informações, há mais engajamento e a tendência é que os colaboradores se aproximem ainda mais de seus líderes e gestores, tornando as equipes mais coesas e preparadas para superar as adversidades da crise.
- A sua forma de comunicar deve demonstrar segurança. Cabe aos líderes e gestores transmitirem uma imagem de autoconfiança, pois esta postura transferirá para as pessoas o sentimento de que tudo vai ficar bem, apesar de todas as adversidades.
- Outra maneira eficiente de comunicar em momentos de crise energética é ser fiel àquilo que você compartilha e promete para as pessoas. Essa comunicação leal construirá uma imagem forte, verdadeira e fiel. E quando isso acontece, a corporação se fortalece e está pronta para sobreviver à crise.
Onde as empresas podem encontrar as melhores soluções para a comunicação em tempos de crise energética?
Se você chegou até aqui, certamente já entendeu que não há solução para a sobrevivência do setor de energia se a comunicação implementada não for bem realizada, transmitir confiança e servir como elemento de união entre todos os envolvidos no processo.
Sendo assim, é preciso dominar a habilidade da comunicação. Para isso, você precisa conhecer o Clube da Fala e todos os cursos que oferecemos para te ajudar a criar relações fortes e duradouras no meio profissional.
Afinal, gerir crises é uma tarefa para a comunicação de qualidade. E você vai encontrar aqui no Clube da Fala todos os caminhos que transformarão você e a sua empresa em comunicadores preparados para lidar com crises energéticas e todos os conflitos que surgem neste tipo de contexto.
É hora de se antecipar à crise ou mesmo superar os conflitos que estão atingindo a sua corporação. Venha conhecer de perto o Clube da Fala. Estamos esperando o seu contato.