Falar de atores de renome mundial e não mencionar o nome de Tom Cruise é realmente um grande equívoco; afinal, está entre os mais aclamados de Hollywood. Com uma carreira de mais de trinta anos, demonstrou um talento acima da média e uma grande capacidade de comunicação.
Neste contexto, certamente você tem um filme estrelado por ele que considera o seu principal. E é bem provável que tenha certa dificuldade de destacar um apenas entre tantas participações brilhantes, pois é possuidor de um carisma incrível, além de apresentar muita dedicação ao trabalho.
Sendo assim, é de muita relevância considerarmos a comunicação de Tom Cruise. E nós, como amantes da Oratória, precisamos a todo o tempo buscar referências e exemplos para evoluirmos na arte de falar bem e gerar identificação nas pessoas.
É por este motivo que hoje preparamos um conteúdo leve e muito importante para que você conheça diversas curiosidades sobre Tom Cruise, em especial sobre a grande capacidade que ele possui de alcançar pessoas com a sua arte. Continue acompanhando aqui com a gente.
Conheça o histórico de Tom Cruise
Tom Cruise nasceu no dia 03 de julho de 1962, em Nova York. Com apenas 14 anos, teve o seu primeiro contato com a arte de interpretar, e isso aconteceu devido a um ano especial que passou em um monastério franciscano. A partir daquele momento, teve a sensação de que tinha descoberto a sua verdadeira missão.
E esta missão era interpretar, comunicar e levar referenciais importantes para a vida das pessoas, através de seus personagens. Por isso, a carreira de Tom Cruise é muito mais do que ser ator; ele comunica como poucos e sabe exatamente o valor de uma Oratória de qualidade para alcançar pessoas.
Porém, se quisermos destacar um papel que serve como o grande impulsionador na carreira do ator, não podemos deixar de mencionar a atuação dele em Top Gun, em 1986. Com pouca idade e tendo subido ainda poucos degraus, mostrou que tinha capacidade suficiente para se comunicar através de sua profissão.
Além disso, se considerarmos que a comunicação de Tom Cruise era acima da média, não podemos restringi-la à função de ator. Isso porque ele também se destacou como produtor, mostrando para outros atores os atalhos para o sucesso, com sensibilidade, empatia e o tom certo para cada situação.
Na vida pessoal, viveu muitas histórias e elas sempre vêm à tona quando alguém menciona o histórico do ator. Mas vamos focar apenas na carreira e na capacidade de comunicação de Tom Cruise, que traz uma série de características importantes para nós que valorizamos a Oratória.
Tom Cruise e a Cientologia
Tom Cruise é o ator mais famoso que é adepto da Cientologia. Sua aproximação com a igreja aconteceu na década de 80, e foi lá que conheceu Mimi Rogers, que se tornaria, posteriormente, a sua primeira esposa. Em todo o mundo, estima-se que existam cerca de 40 mil adeptos da seita.
A menção a este lado espiritualizado de Tom Cruise tem a intenção de demonstrar uma curiosidade do ator que, na prática, prejudicava a sua atuação. E isso pode ser explicado porque a Cientologia é contra a área médica, levando seus seguidores a serem contrários ao uso de medicamentos.
Desta forma, Tom Cruise tem um tempo de recuperação maior do que a maioria das pessoas, pois dispensa o uso de medicamentos. Com isso, por exemplo, quando se machuca em alguma gravação, demora mais do que o normal para voltar ao trabalho.
E considerando que ele dispensa a utilização de dublês em cenas mais complicadas e perigosas, geralmente atrasa no cumprimento dos cronogramas dos filmes em que atua. Este fato gerou alguns problemas e críticas para Tom Cruise ao longo de sua carreira.
Conheça algumas curiosidades sobre a forma de comunicar de Tom Cruise
Como você sabe, grandes atores são sempre importantes referências para aqueles que valorizam a comunicação. Isso porque, em suas atuações profissionais, transmitem mensagens a todo o tempo. E disto é possível extrair exemplos importantes para a Oratória.
E quando consideramos a arte de falar bem, comunicar com qualidade e impactar pessoas, podemos ter nas atuações e na vida de Tom Cruise uma excelente fonte de estudos, como a utilização do tom certo para cada personagem, linguagem verbal e não verbal, entre outros.
Desta forma, vamos conhecer algumas curiosidades que a habilidade de comunicar do ator nos oferece. Veja só:
- A linguagem não verbal é muito valorizada por Tom Cruise, e isso pode ser comprovado quando consideramos que o ator realiza todas as suas cenas, sem exceção. Desta forma, não utiliza dublês nas cenas consideradas mais perigosas e que oferecem risco à integridade física dos profissionais.
Isso, além de um gosto pessoal, também tem relação com o conhecimento de Tom Cruise da importância de se comunicar com o corpo. O gestual compartilha singularidades que atingem em cheio a percepção das pessoas, e ele sabe bem disso.
Exemplificando, no filme Nascido em 4 de Julho, Tom Cruise interpretou um veterano na Guerra do Vietnã que não tinha o movimento das pernas. Para dar vida ao personagem, aprendeu a andar em cadeiras de rodas vivendo em um hospital para veteranos de guerra. Isso é comunicação não verbal na essência.
- O contato visual de Tom Cruise com as pessoas é mais um dos traços da comunicação que o destacam positivamente. O chamado olho no olho está sempre presente e, junto com algumas pausas na sua fala, consegue manter o público sempre atento e interessado.
- A consciência de Tom Cruise a respeito da importância da comunicação é tão grande que o ator é poliglota. Fala inglês, que é o seu idioma nativo, italiano, espanhol, francês e alemão. Desta forma, demonstra toda a sua habilidade em diversas entrevistas e na atuação em filmes. Em outras palavras, além de uma capacidade muito grande de atuar e de produzir, tem grande facilidade de se conectar com o público. Sempre se comunica com fluência e com o conhecimento das ferramentas que somente a Oratória é capaz de proporcionar.
- Na comunicação de Tom Cruise podemos identificar também um grande poder de persuasão. Para isto, utiliza de itens sutis em sua Oratória, como o carisma, o lado erótico, a simpatia, a postura ereta e a fluidez em cada frase elaborada.
- Mas, assim como todas as pessoas, Tom Cruise também já se envolveu em situações conflituosas em que não soube mediar da maneira mais apropriada. Para exemplificar, o jornal inglês The Sun vazou um áudio em que o ator repreende de forma brusca alguns profissionais em um set de filmagem. O filme em questão foi o Missão Impossível 7 e o ator teria se dirigido a algumas pessoas de maneira grosseira em função de estarem aglomeradas em torno de um monitor com menos de dois metros de distância, o que poderia gerar o encerramento da produção, que foi gravada na época da pandemia.
- O carisma é um dos pontos fortes de Tom Cruise. E, como você sabe bem, isso conta muito na arte de comunicar, interagir e impactar as pessoas. É também por isso que o ator faz muito sucesso no seu meio de atuação profissional. Está sempre de bom humor, com um sorriso no rosto, além de ser uma pessoa muito expansiva, o que gera uma conexão natural. Com isso, aqueles que têm contato com ele, geralmente não se sentem intimidados; muito pelo contrário, há sempre uma proximidade, construindo uma imagem positiva.
A Oratória e a importância de comunicar com qualidade
Se você chegou até aqui, certamente percebeu que Tom Cruise não alcançou o patamar que está agora por um simples acaso. Além do talento de interpretar, a sua capacidade de comunicar, interagir e alcançar o sentimento das pessoas contribuiu de maneira substancial com o seu sucesso.
É por este motivo que a Oratória é imprescindível na vida e na carreira de atores e de todos os profissionais, sem exceção. Desta forma, assim como aconteceu/acontece com Tom Cruise, você também pode se beneficiar com a arte de falar com qualidade para todas as pessoas.
É por isso que você precisa conhecer o Clube da Fala, uma empresa que vem formando grandes comunicadores ao longo dos anos. E isso só se tornou possível com a atuação dos nossos profissionais, que têm a experiência necessária para te ajudar.
Com os diversos cursos oferecidos, você terá um atendimento personalizado. E isso quer dizer que as suas principais dificuldades serão identificadas e, a partir disso, receberá uma formação voltada para o desenvolvimento da sua comunicação.
Neste contexto, para tornar isso possível, o Clube da Fala utiliza conceitos de Psicologia Positiva, Fonoaudiologia, Programação Neurolinguística (PNL), Neurociência, Técnicas Teatrais e de Oratória, tudo pensado exclusivamente para transformar você em um grande comunicador.
Por isso, impactados pela comunicação de Tom Cruise e pelos benefícios que a Oratória pode trazer para a sua carreira, só resta entrar em contato com o Clube da Fala para iniciar o mais rápido possível a sua história na arte de falar bem e conquistar multidões.