Você sabe usar a sua imagem para se promover? A maneira como as pessoas veem você interfere muito no tipo de tratamento que receberá delas. No ambiente corporativo, a importância do marketing pessoal é ainda maior. O modo como você se expressa em uma comunicação verbal e não verbal é capaz de abrir portas no mercado de trabalho e determinar se algumas oportunidades estarão ao seu alcance.
Se quer entender como aplicar técnicas de marketing pessoal para atingir seus objetivos, este artigo é para você. Continue lendo e entenda a importância do marketing pessoal para o seu crescimento profissional e aprenda algumas dicas essenciais para tirar o melhor proveito.
O conceito e a importância do marketing pessoal
O marketing pessoal é uma ferramenta que permite destacar habilidades e características favoráveis em prol de um objetivo. É um mecanismo para atribuir valor a sua imagem, a ponto de influenciar o jeito como os outros vão ver você. Possibilita construir uma imagem positiva a partir da união entre comunicação verbal e não verbal.
Muito além de autopromoção, a importância do marketing pessoal está em ressaltar pontos fortes que dialoguem com aquilo que se quer expressar. Agora, tenha em mente o seguinte: marketing não é publicidade.
A proposta é atuar para fortalecer uma determinada marca. Nesse caso, a marca é a própria imagem. Não basta o indivíduo ser bom naquilo que faz. É preciso criar uma imagem que gere confiança, respeito e comprometimento.
Há profissionais que, mesmo sendo excelentes, não se destacam por não conseguirem gerir com eficiência a própria imagem. Por meio de algumas estratégias, dá para traçar ações que façam a empresa e as lideranças notarem e valorizarem você e o seu trabalho.
As estratégias para desenvolver o marketing pessoal
Para um profissional que busca crescimento, fazer seu trabalho direito não é o suficiente. Ele tem que saber mostrar que é motivado, que pode contribuir para o crescimento da empresa e que tem habilidades que beneficiem o grupo.
Além disso, o mundo corporativo espera de seus colaboradores inteligência emocional, bom relacionamento interpessoal e iniciativa. O grande diferencial da pessoa que consegue se promover é ser notada sem ser invasiva.
Veja, a seguir, algumas dicas de como trabalhar o marketing pessoal.
Trace um objetivo
Uma estratégia deve ser traçada para que você atinja a promoção pessoal. Para isso, é preciso ter um objetivo claro acerca de onde você deseja chegar. Comece estabelecendo os seguintes tópicos:
- Quem você deseja ser?
- De que forma os outros se lembram de você?
- Qual é a imagem profissional que você deseja passar?
- Qual é o patamar social que você deseja alcançar?
Estabeleça o seu público-alvo
A definição de um público-alvo é um ponto chave para se traçar qualquer estratégia de marketing. Para isso, é preciso analisar os clientes em potencial e entender a melhor forma de se comunicar com eles. No marketing pessoal, o produto a ser vendido é a própria imagem, enquanto os clientes são os líderes organizacionais.
O ideal não é focar apenas em uma pessoa, o seu chefe, mas pensar em grupos de pessoas, grandes executivos da sua área de trabalho. Isso porque você pode precisar mudar de emprego e não precisará refazer todo o plano de marketing pessoal.
Defina a sua marca
Nesse momento, você precisa definir quais são as características que devem ficar em evidência. Destaque as habilidades que você tem que são relevantes para o seu público-alvo. Quais valores devem ser realçados, de acordo com as expectativas de seu público-alvo? É preciso entender o que essas pessoas esperam de você.
Para facilitar, tente estabelecer os seguintes pontos:
- Qual minha principal habilidade profissional?
- Que tipos de valores pessoais e profissionais eu tenho que possam ser valorizados pelos gestores empresariais na minha área?
Saiba se comunicar
A marca pessoal é construída de acordo com pensamentos, atitudes e maneira de agir. É necessário se conectar com os gestores em uma comunicação que mostre quem você realmente é. Nesse sentido, considere que será levado em conta tanto o que você fala quanto o modo como se porta e se veste.
Acompanhe os conselhos abaixo:
- escolha bem as palavras do seu discurso e seja gentil, mas firme;
- olhe nos olhos das pessoas para passar mais confiança;
- demonstre interesse pela empresa e pelos projetos nos quais você se envolve;
- saiba ouvir e ser flexível em seus pontos de vista;
- preste atenção na linguagem do seu corpo e o utilize como ferramenta de comunicação.
Quanto à vestimenta, tente expressar a imagem que você quer transmitir. Não estamos falando de roupas caras, mas é necessário adequar seu estilo àquilo que pretende ser. Se você ocupa uma posição inferior na empresa, mas ambiciona um cargo de liderança, vista-se de acordo.
Além disso, preste atenção no corte de cabelo, na higiene das unhas e na escolha de acessórios. Também cuide para não usar perfumes fortes demais, que podem desagradar a algumas pessoas. Para os homens, a dica final é manter a barba sempre aparada. Para as mulheres, usar maquiagens discretas e elegantes.
Faça networking
Você deve ter bom relacionamento e circular entre pessoas. Participe de eventos relacionados ao seu ramo de atuação, faça novos contatos, esteja em palestras, eventos comemorativos, happy hours e em qualquer local em que possa estabelecer novos contatos.
Nas redes sociais, tenha pessoas estratégicas e marque presença em eventos que se relacionem ao seu objetivo. Porém, procure evitar assuntos polêmicos e se envolver em discussões. Limite a visualização aos amigos e familiares para fotos em baladas, pois isso pode não ser bem-visto pelo seu público-alvo.
Viu a importância do marketing pessoal para o seu sucesso? Lembre-se de que a autenticidade é uma qualidade muito valorizada, então, nada de criar um personagem! Evidencie aquilo que faz de você a pessoa certa para que a empresa aposte suas fichas. Valorize-se e confie que ela se beneficiará com a sua ascensão.
Agora que você já entendeu a importância do marketing pessoal, mãos à obra. Coloque em prática as dicas ensinadas aqui e colha os frutos do investimento em sua imagem. Se você quer receber mais conteúdos como este, assine nossa newsletter.