As mulheres estão indo rumo ao topo! Isso é uma realidade que não surpreende mais ninguém, pois a liderança feminina tem potencial para se destacar em qualquer área. De acordo com um estudo da ONG Think Olga, por exemplo, 86% no Brasil das mulheres têm a responsabilidade de cuidar de alguém.
Este é um percentual considerável, concorda? E é fato que a grande maioria delas realiza essa missão com maestria, umas na vida profissional, outras na pessoal, ou em ambas. Desta forma, é importante conhecermos a fundo o que as mulheres fazem para atingir este patamar.
Para fazer essa análise, não podemos deixar de considerar a comunicação, pois esta tem função e peso relevantes no sucesso da liderança feminina. É uma habilidade que permite com que elas lidem bem com diferentes ambientes e façam uma gestão respeitosa e que valorize todas as pessoas, sem exceção.
Sendo assim, resolvemos desenvolver este tema e compartilhá-lo com você para que esteja antenado com essa realidade. Há exemplos inspiradores de mulheres de sucesso, que comunicam como poucos e constroem relações de trabalho altamente eficientes. Acompanhe tudo isso a seguir.
Entenda o contexto atual da liderança feminina
De acordo com dados de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), não chega a 40% o percentual de mulheres que ocupavam cargos de liderança. Considerando que estamos em 2025, a tendência é que tenha ocorrido um avanço nesse quesito.
Para comprovar esta afirmação, vamos considerar o mundo das startups. Segundo o Relatório sobre Empreendedorismo Feminino 2023/2024, as mulheres representam um terço dos empreendedores em expansão acelerada. Isso mostra um impacto e um desenvolvimento crescente.
Levando em conta o contexto das startups, que é visto como um segmento de negócios escaláveis, a liderança feminina tem sido um grande diferencial para a evolução sem escala nos negócios. É, pois, uma tendência atual no mundo do empreendedorismo.
Porém, há um caminho considerável a ser seguido, tendo em vista que as mulheres ainda não estão no degrau que merecem estar. Para isso, precisam continuar se preparando tecnicamente para dar conta de uma grande demanda de trabalho e da concorrência masculina.
O que prova isso é que, segundo um levantamento realizado pelo Ministério do Trabalho e Emprego, as mulheres empregadas recebem cerca de 20% a menos do que os homens que executam uma função correspondente. Ou seja, há um caminho e muitos desafios pela frente.
E alguém duvida que as mulheres chegarão lá?
Conheça o conceito de comunicação empática
Vamos conversar um pouco sobre este conceito, porque ele é fundamental para o sucesso da liderança feminina. Além disso, esse olhar mais sensível e apurado é uma característica muito comum do sexo feminino. Basta, portanto, que seja lapidado e adequado ao contexto corporativo.
Sendo assim, vamos partir do termo empatia, que é uma habilidade, ou melhor, uma capacidade que algumas pessoas possuem de se colocar no lugar dos outros. Isso permite com que entendam o ponto de vista das pessoas e também as emoções envolvidas em cada contexto.
Dito isto, fica fácil compreender que estamos falando de algo fundamental para lidar e conviver bem com pessoas de todos os perfis. E essa é uma demanda que todas as lideranças precisam dar conta todos os dias, compreendendo condições e tomando decisões que procuram alinhar tudo o que acontece.
Consequentemente, quando falamos em comunicação empática, podemos compreendê-la como a ação de usar a empatia em nossas interações e relacionamentos. Quando a liderança feminina consegue agir dessa maneira, cria um ambiente de trabalho saudável, profissional e colaborativo.
No final deste conteúdo, conversaremos sobre a escola que vai lapidar a sua comunicação e trazer para a sua vida todos os benefícios de uma boa Oratória. Uma dessas vantagens é a habilidade de ser empático. Continue acompanhando aqui com a gente.
Benefícios da comunicação empática para a liderança feminina
Continuando a tratar a comunicação empática como uma das vantagens que favorecem o crescimento, o desenvolvimento e o fortalecimento da liderança feminina, trouxemos aqui mais algumas considerações para você analisar.
Veja só:
1 – Colaboração
A comunicação empática potencializa de maneira substancial a liderança feminina. Ambientes em que existe empatia, há a clara sensação de importância e valorização. E quando essas atitudes partem das lideranças, a tendência é que os colaboradores se sintam ainda mais importantes.
Consequentemente, vestem de verdade a camisa da empresa, dedicam-se com mais afinco e se tornam mais colaborativos, a fim de que todos cresçam juntos. É dessa maneira que o ambiente de trabalho se transforma em um lugar de excelência para empreender esforços, alcançar metas e crescer na carreira.
2 – Equipes de trabalho
Um dos maiores e melhores segredos do sucesso é comunicar bem, interagir com as pessoas e resolver problemas com diálogo. E quando acrescentamos um dose de empatia, o envolvimento interpessoal se torna uma vantagem enorme para o resultado do trabalho das equipes.
Assim, quando uma liderança feminina age com empatia e procura entender as questões que envolvem a vida e a condição dos profissionais, ela ganha aliados. Dessa forma, constroem-se times fortes, conectados, solidários e que colaboram para o êxito pessoal e coletivo.
3 – Clareza
A comunicação empática ajuda a liderança feminina a promover diálogos mais claros, abertos e objetivos. Isso diminui bastante a ocorrência de ruídos e de más interpretações, que só prejudicam o ambiente de trabalho e o alcance das metas da empresa.
Como consequência, há menos equívocos, menos retrabalho e mais tempo para desenvolver as atividades com tranquilidade e qualidade. Ganha-se mais oportunidades para a promoção de inovações e estímulos para a criatividade dos colaboradores.
4 – Confiança
Um time unido e que tem uma liderança que sabe compreender e analisar todas as questões de maneira profunda tem uma grande confiança na gestão. Isso promove mais unidade e mais segurança para criar novas alternativas que incentivem o empreendedorismo e desenvolvam o trabalho.
5 – Habilidades sociais
Uma empresa que lidera segmentos e apresenta um crescimento contínuo certamente é composta por pessoas repletas de habilidades sociais. Assim, possuem hábitos e comportamentos que promovem uma comunicação eficaz e empática.
Dessa forma, há mais:
- Respeito mútuo;
- Bem-estar;
- Relacionamentos saudáveis;
- Colaboração, entre outros.
6 – Conflitos
A comunicação empática realizada pela liderança feminina tem o poder de sensibilizar as pessoas. Isso acontece porque ela não agride os indivíduos; assim, temos uma comunicação não violenta e mais humana. Há menos conflitos e, quando estes acontecem, são resolvidos de maneira mais fácil.
7 – Escuta ativa
A empatia nos ajuda a escutar as pessoas verdadeiramente, com interesse real nos motivos e intenções dos outros. E todos percebem quando alguém interage conosco dessa maneira, concorda? Assim, valorizamos os indivíduos que agem dessa forma. Melhor ainda quando estas pessoas são as lideranças.
Sabe o que prejudica a comunicação empática?
Se você é uma liderança feminina (ou deseja se tornar uma), é importante também conhecer os hábitos/atitudes que prejudicam a comunicação empática:
- Exigências exageradas, metas impossíveis de serem cumpridas e comparações com outros colaboradores. Há lideranças que agem desta maneira e convivem com equipes insatisfeitas, que vivem constantemente sob pressão. Além disso, há menos fidelização e mais rotatividade de profissionais.
- Feedbacks que não são construtivos tendem a diminuir, humilhar e desanimar os colaboradores. Críticas em excesso, com julgamentos e falta de apoio são passos que geram barreiras para uma comunicação eficaz. Os colaboradores se afastam das lideranças, há menos colaboração e queda de desempenho.
3 itens essenciais para uma boa gestão realizada por mulheres
Se chegou até aqui, já percebeu que você precisa de uma comunicação empática para se tornar uma liderança feminina de verdade. Além deste item essencial, necessita de outras habilidades que ajudarão a compor a sua carreira de sucesso.
Para te ajudar com isso, listamos 3 itens de muita importância. Procure trazê-los para a sua gestão e ganhará muito com isso. Tome nota:
1 – A escuta ativa
Quando uma liderança feminina promove uma escuta real, verdadeira, ela consegue entender exatamente as dores e necessidades das equipes. Isso aumenta a confiança mútua, gera mais segurança no desempenho das funções, e diminui os equívocos provenientes de ruídos na comunicação.
Além disso, não podemos deixar de mencionar que há uma melhora sensível nas relações da empresa para com clientes em potencial e parceiros comerciais. Dessa forma, os negócios são fortalecidos e novas oportunidades de trabalho surgem naturalmente.
2 – Feedback Construtivo
Uma boa gestão realizada por mulheres tende ao sucesso quando o retorno dado aos colaboradores têm a missão de identificar equívocos e trabalhar em prol da superação destes. Ao contrário disso, quando os feedbacks são compostos apenas por cobranças exageradas, há somente prejuízos.
Todavia, um feedback construtivo aproxima gestores e colaboradores, resolve problemas, corrige rotas, gera aprendizados e evolução do trabalho individual e em equipe. Assim, ao longo do tempo, os resultados mensais das equipes começam a ser sentidos pela empresa. Ponto para a liderança feminina!
3 – Inteligência Emocional
A inteligência emocional é uma habilidade que está em alta na vida profissional. E a empatia é um dos traços mais importantes dessa capacidade de lidar com as emoções e tirar proveito disso de uma maneira saudável e eficiente. Ainda mais quando estamos falando de um contexto de gestão.
Assim, uma liderança feminina que não apresenta reações impulsivas, sabe “pisar no freio”, “contar até 10” e perceber o momento de avançar ou de recuar. Com isso, há mais propensão para refletir melhor e agir “de cabeça fria” em meio ao estresse e a pressão, que são tão comuns em qualquer empresa.
Conheça algumas líderes femininas que utilizam a comunicação empática
Falar de liderança feminina e na capacidade que as mulheres possuem para lidar com adversidades e perfis distintos é uma temática atual e de muita relevância. Por isso, para mergulharmos mais fundo neste cenário, é válido conhecer a história de pessoas que atuam neste contexto.
Então, vamos nos inspirar com 3 exemplos de mulheres empreendedoras e que transbordam comunicação empática em suas relações. Veja só:
1 – Laila Wajntraub – essa fonoaudióloga, empreendedora e comunicadora empática construiu (e continua) uma história de muito sucesso com o Clube da Fala. De Oratória excepcional e um talento enorme para construir relacionamentos duradouros, empreendeu e colheu frutos sólidos na carreira.
Prova disso são os resultados alcançados pelo Clube da Fala, com mais de 20 mil alunos atendidos e satisfeitos com a arte de falar bem. A comunicação empática de Laila colocou em destaque uma mulher que faz da arte de falar e da liderança feminina as suas marcas para o sucesso. Uma grande inspiração!
2 – Luiza Trajano – a dona do Magazine Luiza está em alta nos últimos anos. Suas ações são responsáveis pela rápida expansão dos negócios. E, como ela costuma dizer, liderar pessoas e equipes só é possível quando você aprende a tirar o melhor delas.
Para isso, Luiza faz uso de uma empatia acima de média, repleta de inteligência emocional e uma capacidade enorme de lidar com adversidades. Assim, a sua liderança feminina tem sido utilizada como referência para diversos segmentos em que as mulheres estão atuando com constância.
3 – Cristina Junqueira – Ela é uma das fundadoras do Nubank e tem uma ótima representatividade no quesito liderança feminina. Atuando de forma arrojada no mundo corporativo, ainda dominado pelos homens, ela tem demonstrado a capacidade que as mulheres possuem de se comunicar com qualidade.
Dessa forma, lidera equipes, empreende novos projetos e se destaca no mercado a cada ano. Para isso, ela não se deixou desanimar pela falta de igualdade entre oportunidades para homens e mulheres. Assim, tirou o melhor de si para interagir, influenciar e impactar pessoas.
Dicas práticas para as mulheres aplicarem no dia a dia corporativo
De forma bem objetiva, selecionamos algumas dicas práticas para você aplicar a comunicação empática no seu dia a dia de trabalho. Comece hoje mesmo:
- Você deve se colocar no lugar das pessoas para entender as dores e necessidades delas. Assim, conseguirá compreender sua equipe e liderá-la com qualidade e humanidade.
- Procure desenvolver essa mentalidade na corporação em que você atua. Essa é uma maneira de plantar uma semente que vai desenvolver as relações de uma maneira bastante saudável.
- Valorize o feedback construtivo. Se agir dessa forma, poderá se aproximar das pessoas, valorizar seus esforços, reconhecer acertos e contornar equívocos de maneira respeitosa. Isso vai unir a sua equipe.
- Promova um ambiente saudável na empresa e na equipe que você lidera. Assim, as pessoas se sentirão mais valorizadas e respeitadas. Com isso, haverá mais colaboração e menos conflitos interpessoais.
- Invista em Oratória. As grandes lideranças femininas (e masculinas) têm investido na arte de comunicar bem. Dessa forma, adquirem a habilidade de se relacionar com empatia com suas equipes.
Sabe onde você pode conhecer um pouco mais sobre a Oratória? Falaremos mais disso no próximo tópico. Acompanhe.
Conheça a escola que vai ajudar a liderança feminina a comunicar com qualidade
Você que é uma liderança feminina ou pretende se tornar uma mulher capaz de estar à frente de grandes equipes, precisa mergulhar no mundo da comunicação e da Oratória.
Para isso, nada melhor do que conhecer os cursos que o Clube da Fala oferece.
Venha bater um papo com a gente para falarmos mais sobre as possibilidades de se tornar uma liderança feminina que sabe se comunicar com empatia.
Estamos esperando o seu contato.