Há coisas para as quais não podemos fechar os olhos. Uma delas são as lives. As famosas transmissões ao vivo não são apenas uma tendência; é uma das principais maneiras de pessoas e marcas ganharem visibilidade. Por isso, é fundamental aprender como fazer lives de qualidade.
E antes que você afirme que não gosta de aparecer no vídeo, precisamos ser sinceros: não é o caso de gostar ou não gostar. É uma obrigação de praticamente todos os segmentos profissionais. Dessa forma, o conteúdo que preparamos hoje vai fazer toda a diferença para a sua carreira.
Percebe como isso é importante? Esperamos que sim, pois não é algo tão simples, ao mesmo tempo em que não se trata de nenhum bicho de sete cabeças e nem exigirá que você faça um investimento de milhões de reais para colocar a sua live no ar.
E como nós temos certeza de que você se interessa pela arte de falar bem, será o casamento perfeito: uma boa Oratória num dos formatos mais visualizados do momento. Vamos ver as melhores dicas de como fazer lives de sucesso? Continue acompanhando aqui com a gente.
Você sabe o que é uma live?
Por mais “batido” que seja esse termo, precisamos ter a certeza de que você sabe o que é uma live; afinal, ter todos esses conceitos internalizados vai ajudar bastante no entendimento de toda a logística que você terá que empreender para colocar a sua transmissão no ar.
Sendo assim, vamos entender as lives como uma transmissão ao vivo. E este recurso pode ser acessado por qualquer usuário; com apenas um celular na mão, é possível construir narrativas que alcancem um número considerável de pessoas.
E foram as redes sociais que colocaram as lives em cena: o Youtube, o Instagram, o Facebook, o TikTok, entre outros. Além disso, é uma ferramenta tão popular que qualquer pessoa, de qualquer segmento, pode criar uma transmissão e começar a compartilhar.
Além disso, seja para pessoas ou para marcas, um dos maiores e melhores benefícios é que as lives propiciam a interação entre as pessoas, e isso é fundamental porque é possível impactar uma audiência considerável com um conteúdo que é capaz de promover grandes negócios.
Como fazer lives de MUITO sucesso?
Esse é o tema central do nosso papo de hoje, e sabemos que você realmente quer ter acesso às melhores informações sobre este assunto. Por isso, tome nota de tudo e comece logo a colocar em prática para a evolução da sua marca ou mesmo da sua própria vida.
1 – PROGRAME-SE
Não caia no erro de abrir uma transmissão sem um “plano de voo”. Você precisa de um norte para não ser mais uma daquelas pessoas que ficam procurando visibilidade e acabam prejudicando a imagem. Se você não quer ser “mais do mesmo”, é essencial que crie um roteiro.
Isso é bastante importante porque a sua live precisa ter um motivo de existir. Tenha sempre em mente que há muitas opções na Internet e, se a sua transmissão não for interessante, a audiência irá buscar outras opções. Ou seja, um dos primeiros passos para um trabalho bem feito é o planejamento.
Defina o início, o meio e o fim e deixe sempre na manga a possibilidade de haver surpresas e imprevistos ao longo da transmissão. Afinal, se há interação com pessoas, podem surgir outros caminhos e possibilidades, e você precisa estar preparado para isso. E com um bom roteiro, você nunca se perderá.
2 – QUAL SERÁ A DURAÇÃO?
Estabeleça de antemão o tempo que a sua live ficará no ar. Tenha em mente que cada plataforma possui um tempo máximo para uma transmissão, ou seja, programe-se para realizar uma interação ao vivo dentro deste período pré-determinado.
Para ter uma ideia do que estamos falando a respeito do tempo máximo das principais plataformas, considere: Facebook (90 minutos), Instagram (60 minutos), Youtube (12 horas – ao vivo). Mas, se resolver fazer uma live de mais de 12 horas no YouTube, saiba que não será arquivada dentro da plataforma.
3 – QUAL É O HORÁRIO IDEAL PARA O INÍCIO DE UMA LIVE?
A resposta para esta questão é: “depende!”. E podemos explicar: não existe um horário ideal para determinado tipo de abordagem. O que existe são os horários de maior audiência. Se pretende fazer uma live e quer ser acompanhado por seus seguidores, faça no melhor horário para eles.
Porém, para descobrir os horários de maior audiência, há duas principais opções: realizar uma enquete para perguntar aos seguidores qual o melhor horário ou analisar as métricas disponibilizadas pela plataforma para verificar qual o período onde ocorre a maior porcentagem de acessos.
4 – FOCO NO EQUIPAMENTO
Se a sua intenção é realmente aprender como fazer lives de muita qualidade, é fundamental que o seu equipamento tenha o mínimo de condições para fazer uma boa transmissão, pois nada vai adiantar ter um conteúdo maravilhoso se as pessoas não conseguem te ver ou ouvir de maneira satisfatória.
Porém, que fique claro: você não precisará de um equipamento profissional para ter uma boa transmissão. Mas, com certeza, precisa de uma boa Internet e, mesmo que seja via celular, que ele garanta imagem e som com um mínimo de qualidade.
5 – CENÁRIO
O lugar onde você estará durante a live também tem bastante influência no resultado final. Por isso, não abra mão de ter uma boa iluminação e que a decoração tenha o mínimo de relação com o seu tema. Ou seja, tire tudo o que puder poluir visualmente.
6 – INTERAJA
Importante mencionar: não é monólogo. Se você cair no erro de falar sem parar e não “dar voz” para as opiniões das pessoas que estão te acompanhando, certamente não obterá bons resultados. O público costuma comentar e é muito bom se você responder e compartilhar com todos.
7 – O CASAMENTO PERFEITO
Nem profissional e nem amador. Para uma transmissão ao vivo, de qualidade, você precisa basicamente: bom conteúdo, Internet, interação, som sem interferências e imagem nítida. O resto é talento e capacidade de se comunicar. E por falar nisso, uma boa Oratória vai fazer toda a diferença.
Se você dominar a capacidade de falar, sua tarefa será bem mais fácil do que imagina. Por isso, por que não investir em Oratória? A arte de falar em público é um dos principais fatores para o sucesso de uma transmissão. Então, clique aqui e venha conversar com o time do Clube da Fala!