Você quer vender mais e não sabe bem o que fazer para melhorar os seus números mensais? Tem um produto, um serviço ou uma ideia valorosa, mas não encontra adeptos que confiem que vale realmente a pena? Então você está precisando trazer a Psicologia Positiva para o seu departamento.
Como você sabe, vender é um processo complexo e que não se resume a ter algo bom e oferecê-lo para alguém. Quem pensa e age dessa maneira, sempre fica para trás. Há, porém, muitas ações que podem (e devem) ser empreendidas para potencializar este processo.
Uma delas é a Psicologia Positiva e não se espante se encontrar por aí dados animadores a respeito dos resultados de vendas das empresas que adotaram este conceito nos seus negócios. Percebe que esta pode ser a solução que o seu departamento estava procurando e precisando para sobreviver?
Por este motivo, desenvolvemos este conteúdo para te ajudar a entender que seu retorno pode dar um salto de qualidade e de lucros. Pode mesmo! Basta compreender o que é, quais os reais benefícios e as melhores estratégias para colocar em prática. Tem tudo isso nos próximos tópicos. Acompanhe a seguir.
Entenda o Conceito de Psicologia Positiva
Para começar bem, vamos entender o conceito de Psicologia Positiva. Isso vai dar um norte importante para o que pretendemos desenvolver com você ao longo deste conteúdo. Essa base vai te ajudar a dominar o assunto e utilizá-lo de forma personalizada no seu tipo de negócio.
Sendo assim, vamos considerar a Psicologia Positiva como uma abordagem que valoriza o potencial em detrimento das fraquezas. Em outras palavras, ela trata daquilo que pode nos trazer felicidade e benefícios, ao invés de simplesmente tratar das emoções, de forma geral.
Isso quer dizer que a Psicologia Positiva tem uma linha de conduta que procura construir, junto com as pessoas, algo relativo a uma realidade satisfatória, promissora e capaz de gerar um futuro cada vez melhor. É como aprender a olhar o lado bom das coisas, da vida.
Pensando mais profundamente no que comentamos acima, você pode argumentar que a vida não é feita somente de coisas boas. E não é mesmo! Porém, a Psicologia Positiva se coloca como uma maneira de enfrentarmos as demandas, encontrando bons motivos para continuar na luta.
Assim, nesta questão, estamos abordando questões que são fundamentais para a sobrevivência de todas as pessoas: felicidade, amor, resiliência, gratidão, motivação, entre outros. Tratam-se de fatores de que precisamos para combater aquilo que nos desmotiva e tira a nossa energia.
Ao mesmo tempo, a Psicologia Positiva não nos cega a respeito da dura realidade da vida. Ela, com sua abordagem otimista, nos ajuda a sermos mais resilientes e nos adaptarmos aos altos e baixos que todos precisam passar para vencer no final, todavia, o que a Psicologia Positiva tem a ver com o setor de vendas?
Sabe Qual a Relação entre Psicologia Positiva e Vendas?
A emoção e o bem-estar são itens essenciais para gerar nas pessoas a vontade de consumir algo. Comprar, portanto, é o resultado da sensação que temos de que precisamos de uma determinada coisa e ela nos fará felizes e satisfará as nossas necessidades, sonhos e desejos.
É aí que entra a Psicologia Positiva. Ela identifica as dores dos clientes e apresenta “o antídoto”, “a solução” para aquilo que está tirando a nossa paz e felicidade. A partir daí, a resolução por efetuar a compra se torna uma ação quase que imediata.
É por isso que este tipo de conceito tem tamanha importância em um mercado cada vez mais complexo, disputado e cheio de oportunidades que, muitas vezes, oferecem preços mais acessíveis, porém com menos satisfação. Assim, ela ajuda vendedores a mostrar que há felicidade naquilo que estão comercializando.
Os Pilares da Psicologia Positiva
Indo ainda mais fundo no mundo da Psicologia Positiva e para que você compreenda realmente por que ela pode potencializar as suas vendas, vamos conhecer os pilares em que ela se apoia. Esteja certo de que as suas metas mensais vão ganhar muito com isso.
Para tratar deste assunto, vamos considerar um estudo realizado pelo psicólogo Martin Seligman. Através de seu trabalho, desenvolveu o Modelo PERMA. Trata-se de um acrônimo, que traz elementos que têm ligação íntima e estão diretamente relacionados com a felicidade das pessoas. Entenda:
1 – P (Positive Emotions) – são as emoções positivas que devemos experimentar ao longo da vida (alegria, vitória, gratidão, etc). Elas são importantes, pois promovem a motivação para seguirmos em frente em busca de coisas ainda melhores.
2 – E (Engagement) – é o engajamento (palavra muito utilizada atualmente, não é verdade?). Trata das ações e das atividades que devemos nos envolver e que, de tão importantes, nos proporcionam momentos e sensações prazerosas e realizadoras com outras pessoas e com situações da vida.
3 – R (Relationships) – aqui temos as conexões, algo tão fomentado nos dias de hoje no mundo virtual. Todavia, este conceito trata de todas as formas de ligação, em especial as físicas, o olho no olho, as relações familiares, de amizade, com os colegas de trabalho. Elas têm – e promovem – um apoio emocional.
4 – M (Meaning) – o que dá sentido à nossa vida? Há, com certeza, itens e situações que são essenciais para qualquer pessoa, que dão sentido à nossa existência, às nossas lutas e desejos e que nos motivam a subir degraus importantes.
5 – A (Accomplishment) – temos aqui algo que todas as pessoas almejam: realização. Seja nas questões pessoais, seja nas questões profissionais, todos buscamos alcançar aquela sensação de vitória, de conquista, de aprendizados importantes e de superação de duros desafios que a vida e a carreira nos oferecem.
Benefícios da Psicologia Positiva para o Setor de Vendas
Se acompanhou este conteúdo desde o início, certamente já percebeu o valor que existe na Psicologia Positiva. Ela tem o poder de nos fortalecer e motivar para buscarmos aquilo que nos trará felicidade, êxito, sensação de realização de desejos, entre outros.
Tudo isso pode ser aplicado ao setor de vendas. Há, para isso, uma série de benefícios. Acompanhe:
- Aumento das vendas – a partir do momento que você consegue provar para o seu cliente que seu produto, serviço ou ideia trará felicidade e realizações, a conversão em vendas torna-se uma consequência mais do que natural. Os resultados para a sua empresa serão sentidos mensalmente.
- A Psicologia Positiva impacta diretamente na cultura do seu negócio e no impulso para as vendas. O aumento das vendas torna-se um grande prazer para os colaboradores, uma conquista pessoal e de equipe. Essa sensação torna-se algo buscado a todo o momento.
- A mentalidade otimista que a Psicologia Positiva desenvolve em nós, proporciona um pensamento de que é sempre possível alcançar coisas boas e satisfatórias. Como exemplo, as metas de vendas são encaradas com otimismo: alcançá-las trará felicidade, feedbacks positivos e financeiros.
- O conceito da Psicologia Positiva, ao mesmo tempo em que norteia a nossa vida em direção à felicidade, nos ensina a ter resiliência e capacidade de adaptação. Essa é uma condição que nos ajuda a encarar as adversidades, sempre em busca de bem-estar e conquistas, como o aumento das vendas, por exemplo.
- Há uma relação importante entre a Psicologia Positiva e o rapport em vendas. Este é entendido como algumas técnicas eficientes e que geram um relacionamento empático entre os vendedores, os clientes e os potenciais consumidores.
Ao aplicar o conceito de valorização da felicidade e do bem-estar, esse relacionamento entre os envolvidos no processo de vendas é facilitado. Como consequência, há mais vendas, fidelização, construção de relacionamentos sólidos e fortalecimento da marca.
Veja como as Estratégias da Psicologia Positiva Criam uma Boa Relação com o Consumidor
Não basta para um vendedor conquistar uma única venda com um determinado cliente. Se isso acontecesse, haveria êxito apenas uma vez. E nos meses seguintes? Uma empresa vive de vendas; portanto, se não houver fidelização e formação de um mercado consumidor fiel, haverá problemas, concorda?
Dessa forma, o setor de vendas da sua corporação precisa de artifícios para construir relações de consumo fiéis e mensais. Para isso, nada melhor do que a Psicologia Positiva. Se voltar ao tópico anterior e dar uma olhada novamente nos pilares deste conceito, perceberá alguns pontos importantes, como:
- Construção de confiança entre os envolvidos no processo de vendas. Quando a experiência de compra gera bem-estar, há a formação de uma confiança natural entre os envolvidos. Consequentemente, há aumento de vendas, satisfação e fortalecimento da marca no segmento de atuação.
- Se há satisfação, a tendência é que haja menos rejeição dos consumidores em relação àquilo que foi comercializado. Essa questão também tem a ver com a sensação que um cliente sente em relação a uma empresa quando surge um problema e ele recebe um retorno satisfatório.
Assim, a Psicologia Positiva constrói relações altamente positivas para com os consumidores. As vendas aumentam naturalmente e, além disso, os consumidores satisfeitos se tornam potenciais divulgadores da marca (e, também, defensores fiéis).
Conheça Algumas Técnicas Eficientes e Valiosas de Psicologia Positiva
Você já sabe o valor e os benefícios que o setor de vendas da sua empresa ganha a partir do momento em que fomenta a Psicologia Positiva. Para tornar este conteúdo ainda mais interessante para a sua carreira, destacamos algumas técnicas para tornar isso realidade. Vamos a elas?
1 – Relacionamentos Positivos
Você pode até considerar fácil fazer uma venda. Porém, repetir esse processo diversas vezes com o mesmo consumidor é resultado da construção de um relacionamento positivo. Isso só é obtido com empatia, inteligência emocional e uma escuta ativa para entender o cliente.
A partir disso, será promovida uma relação de confiança mútua. Você saberá exatamente o que (qual produto ou serviço) e quando (frequência) o seu cliente necessita de algo. E haverá sempre portas abertas para que sejam oferecidas novas opções, gerando vendas ainda maiores.
2 – Identifique Pontos Fortes
Você pode desenvolver na sua equipe de vendas uma sensação de bem-estar que é fundamental e motivadora. Observe atentamente os seus colaboradores e perceba o que há de bom neles e que pode ser valorizado e utilizado para fortalecer e melhorar os resultados do trabalho.
Dessa maneira, você estará dando foco para aquilo que as pessoas têm de melhor, para as coisas que elas podem identificar e se sentirem felizes e orgulhosas. Isso favorece a autoestima, gera motivação extra e uma sensação de gratidão por estar naquele lugar, promovendo vendas.
3 – Gratidão
Promova a gratidão na sua vida e entre os colaboradores da sua equipe de vendas. Segundo a psicologia, pessoas que conseguem observar e identificar coisas boas, vivem melhor e mais motivadas para exercer suas atividades diárias.
Esse ponto também pode ser utilizado no processo de vendas. Mostre para os seus clientes que seu produto/serviço/ideia tem o potencial necessário para gerar bem-estar e sensação de gratidão pela vida. O retorno é natural, com vendas, fidelização e satisfação do consumidor.
Por que confiar na eficiência do Mindset positivo?
O Mindset positivo se apoia nas atitudes que valorizam o próprio potencial. Para tornar isso possível, é necessário dar mais ênfase para as soluções e deixar os problemas em segundo plano. Consequentemente, adotamos o hábito de ter uma postura mais otimista, mais positiva da vida.
Mas será que vale realmente a pena acreditar que essa atitude é eficiente e traz resultados positivos para a nossa vida e carreira?
De acordo com a Neurociência e com a Psicologia, a resposta é um sonoro SIM!
Isso porque o Mindset de uma pessoa tem relação direta com a sensação de bem-estar, com a saúde mental (um dos assuntos mais comentados atualmente) e com o êxito pessoal e profissional. Em outras palavras, quando alguém apresenta um mindset positivo, podemos identificar:
- menor possibilidade de desenvolver crises de ansiedade;
- menos incidência de casos de depressão;
- baixos níveis de estresse, entre outros.
A melhor escola para transformar você no melhor vendedor
O setor de vendas das empresas está cada dia mais profissional e especializado. Por isso, é essencial que os vendedores invistam na comunicação e no poder de persuasão para se tornarem qualificados e competitivos.
Nesta questão, o Clube da Fala tem tudo o que você precisa!
Através das nossas formações personalizadas em comunicação e Oratória, nosso time de profissionais te ajudará a interagir com eficiência, empatia, inteligência emocional e uma postura altamente positiva.
O resultado?
Aumento de vendas, alcance mensal das metas, evolução da carreira, gratidão e uma sensação enorme de bem-estar.
Quer tudo isso? Então venha para o Clube da Fala!
Estamos ansiosos esperando o seu contato.