A convivência entre pessoas é sempre uma espécie de “corda bamba” e cabe às lideranças equilibrar estes atores para uma boa convivência. E, quando isso não acontece, diversos e grandes problemas surgem a todo o tempo. Porém, uma das soluções mais eficazes para este tipo de questão é a Psicologia Positiva.
Com ela, existe uma clara e constante promoção do bem-estar, identificando o que é tóxico e que causa prejuízo, encontrando opções que levem à qualidade de vida. Isso parece bom, concorda? E realmente é; pode acreditar! Este é o grande motivo que nos levou a produzir o conteúdo de hoje.
Ao seguir com esta leitura, você entenderá a fundo o conceito de Psicologia Positiva, conhecerá todos os benefícios que proporciona para as empresa. Além disso, compreenderá o que vem a ser um ambiente tóxico (e pode ser que este seja o grande problema da sua corporação).
A partir disso, aprenderá a empreender ações baseadas na Psicologia Positiva. Desta forma, rapidamente obterá bons resultados, que serão refletidos nos resultados mensais alcançados, bem como no grau de satisfação dos seus colaboradores. Gostou? Então continue acompanhando aqui com a gente.
O que é a Psicologia Positiva?
De cara, vamos iniciar este conteúdo compartilhando o conceito de Psicologia Positiva. Afinal, ele te dará possibilidades de entender a importância deste item para a gestão da sua empresa. E mais: mostrará um caminho viável para a implantação de uma cultura saudável e produtiva.
Sendo assim, vamos compreender a Psicologia Positiva como uma linha de estudos que busca a felicidade, seja ela na vida particular ou mesmo no contexto profissional. Com ela, aprendemos a identificar obstáculos e a encontrar formas de superá-los.
Para isso, ela nos oferece práticas satisfatórias que buscam melhorar o nosso desempenho, as nossas capacidades e potencializar a sensação de bem-estar. Naturalmente, fica fácil perceber que, quando atingimos este estágio, as consequências para a vida prática são altamente benéficas.
A eficiência da Psicologia Positiva é comprovada quando olhamos com mais profundidade para o dia a dia de muitas empresas de sucesso. A maioria delas a entende como uma ferramenta diferenciada e que traz vantagens competitivas, dentro de um mercado cada vez mais difícil e tóxico.
Desta forma, encontra-se um equilíbrio que leva ao sucesso. Em outras palavras, equipes de trabalho mais satisfeitas geram maior produtividade. E, também, lideranças mais inspiradoras levam à formação de profissionais que sentem orgulho em trabalhar felizes e dispostos, todos os dias.
Parece muito bom, certo? Mas é ainda melhor do que se possa imaginar. Continue seguindo o nosso passo a passo para a construção de ambientes empresariais mais saudáveis e produtivos. Vai valer a pena e você alcançará todas as suas metas.
Você sabe o que são ambientes tóxicos no contexto das organizações?
Um dos pontos mais importantes quando desejamos implantar a Psicologia Positiva no dia a dia de nossa organização é entender e identificar ambientes tóxicos. Eles são um claro sinal de que o contexto em que os colaboradores atuam é o grande responsável por atuações tão abaixo do esperado.
Sendo assim, vamos considerar que um ambiente tóxico é aquele em que as pessoas convivem todos os dias com:
- Tensão.
- Desequilíbrio.
- Conflitos interpessoais.
- Competições desonestas entre colaboradores.
- Estresse e ansiedade.
- Assédios morais.
- Crescente esgotamento.
- Ausência de comunicação eficiente, dentre outros.
Como consequência dessa atmosfera pesada e desgastante, encontramos sinais comuns em praticamente todos os segmentos. Para exemplificar, podemos citar como consequências naturais de empresas em que a toxidade faz parte do dia a dia:
- Desmotivação para com o trabalho e para a busca de soluções efetivas para os imprevistos que naturalmente ocorrem em uma jornada profissional.
- Bullying, “fofocas”, discriminação.
- Desconfiança mútua entre colaboradores e gestores.
- Medo, estresse, esgotamento e diversas doenças emocionais, como depressão, crises de ansiedade, Burnout, entre outras.
- Diminuição da produtividade e da performance dos profissionais.
- Baixa qualidade no atendimento a clientes e parceiros de negócios.
- Aumento da rotatividade dentro de uma empresa, com perdas de grandes talentos profissionais.
- Prejuízos para a credibilidade e para a imagem de uma marca.
Só de ler essas consequências, é natural ligarmos o sinal de alerta e buscarmos identificar se existem sinais de toxicidade na empresa em que atuamos. É fácil concluir que o insucesso é uma realidade plenamente alcançável em ambientes desfavoráveis como esse. Vamos adiante.
Benefícios da Psicologia Positiva para a cultura organizacional
Por outro lado, quando identificamos os ambientes tóxicos e conseguimos implantar a Psicologia Positiva nas ações e relações da empresa, as consequências são excepcionais. Veja só o que as corporações ganham quando investem em bons ambientes para o desenvolvimento do trabalho:
1 – Incentivo ao bem-estar emocional
Quando uma corporação vai em busca de caminhos que promovam a satisfação dos colaboradores, a consequência natural é a sensação de importância. E, como você sabe, quando nos sentimos valorizados em algum lugar, ficamos mais motivados para atuar naquele ambiente.
Dessa forma, nos engajamos, nos aprofundamos nos interesses da corporação e, consequentemente, nos tornamos mais produtivos. Há, em tudo isso, um verdadeiro combustível para que as pessoas desejem melhorar suas atuações, alcançando e superando metas e expectativas.
Ao mesmo tempo, ambientes tóxicos causam o oposto: conflitos e desmotivação entre os envolvidos. É uma reação totalmente oposta quando as lideranças se voltam para estes “detalhes” e dão a eles o valor que merecem. Tenha certeza de que os líderes do segmento em que você atua valorizam a Psicologia Positiva.
2 – Otimismo e desenvolvimento
A evolução da nossa carreira passa muito pelo ambiente em que empreendemos as nossas tarefas profissionais diárias. Há motivos e caminhos diversos para nos tornarmos melhores quando somos estimulados para isso. E o melhor é que ajudamos os outros a crescerem junto com a gente.
Assim, equipes de trabalho são totalmente beneficiadas quando atuam em uma atmosfera que valoriza o trabalho individual e o coletivo. Todos são vistos e reconhecidos pelos talentos que carregam e por aquilo que alcançam junto com os colegas de trabalho. É um crescimento sem medidas e constante.
3 – Autoconhecimento
Quando uma corporação reconhece o valor e os benefícios que a Psicologia Positiva nos oferece, todos os colaboradores passam a se conhecer profundamente. A partir disso, colocamos para fora as nossas potencialidades, melhoramos a nossa autoestima e a maneira como nos entendemos na carreira.
Todos esses benefícios são colocados à disposição da empresa. E o resultado? A implementação de um processo produtivo propício à evolução e ao desenvolvimento. Quando as pessoas entendem o valor do trabalho que exercem, elas dão o máximo de si para que isso seja sempre reconhecido.
4 – Relacionamentos
Um ambiente onde existe a atuação da Psicologia Positiva é caracterizado por relacionamentos saudáveis e respeitosos. Há, sim, concorrência; mas esta é leal e dentro daquilo que é entendido como natural ao desenvolvimento e à evolução das empresas.
Assim, conseguimos lidar melhor com as pessoas, a conviver com perfis diferentes e a ter jogo de cintura para sobreviver às adversidades e desencontros. Os conflitos continuarão a acontecer; porém, em menor intensidade e plenamente contornáveis para o bom andamento do trabalho.
5 – Empatia
Quando uma corporação dá passos em direção à Psicologia Positiva, ela dá aos colaboradores a possibilidade de se tornarem mais empáticos. Isso permitirá que as pessoas consigam se colocar no lugar dos outros, entendam as dificuldades e a realidade de cada um.
Isso estimula a colaboração, o trabalho coletivo e a evolução de todos os atores. Desta forma, diminui-se a competição desleal e aumenta-se a colaboração dentro das equipes e entre grupos diferentes. Há compreensão e um olhar mais humano para os processos.
6 – Comunicação
A Psicologia Positiva colabora de maneira sensível com a comunicação interna de uma empresa. Há mais linearidade nas trocas de mensagens, mais clareza e menos ruídos. Com isso, os conflitos diminuem e a cultura organizacional se torna um ótimo combustível para o crescimento.
E quando tratamos de comunicação, estamos falando do item mais determinante para a saúde de uma corporação. Isso pode ser explicado porque qualquer processo que envolva pessoas precisa ser moldado por relacionamentos saudáveis. Só conseguimos isso com comunicação e Oratória.
Entenda como estabelecer a Psicologia Positiva na sua empresa
Até aqui você teve acesso a todas as informações que julgamos mais pertinentes ao tema Psicologia Positiva. Se você acompanhou desde o início, certamente já percebeu que este é o grande segredo do sucesso para a corporação em que atua, concorda?
Então, agora é hora de colocar em prática tudo o que a Psicologia Positiva pode nos proporcionar. Para te ajudar com essa parte, selecionamos algumas ações que você pode empreender no seu ambiente de trabalho. Elas darão o pontapé inicial para a criação de um contexto favorável ao sucesso. Mão à obra!
1 – A Tríade da Felicidade
Segundo a Psicologia Positiva, o caminho para a satisfação de uma pessoa ou de um grupo de indivíduos, em um ambiente de trabalho, por exemplo, passa por 3 fatores:
- Vida Engajada.
- Vida Prazerosa.
- Vida Significativa.
A vida engajada em uma corporação está relacionada com as atividades que os indivíduos desempenham no seu cotidiano profissional. Para que haja esse grau de entrega é preciso que a atuação seja motivada, gerando alto desempenho e concentração.
Uma empresa que é propícia ao fomento de uma vida prazerosa é aquela que valoriza a construção de um clima organizacional positivo. Ela olha sempre pelo bem-estar daqueles que constroem diariamente o dia a dia da corporação e, assim, alcançam as metas esperadas.
Por fim, a vida significativa é aquela que se relaciona com o propósito que cada um de nós tem na vida. A Psicologia Positiva nos ajuda a alinhar este ponto com o trabalho que desempenhamos. Quando isso acontece, temos um grande estímulo para a evolução.
Em outras palavras, a Psicologia Positiva trabalha com a meta de transformar o seu trabalho em uma ação prazerosa, e não uma obrigação. Essa consciência gera um estado de bem-estar e satisfação que influencia positivamente todas as nossas ações profissionais.
2 – Reconheça o valor e celebre as conquistas
Uma corporação que sabe valorizar o valor de cada colaborador transforma esta pessoa em um grande aliado, um defensor da marca. Muito mais do que olhar os indivíduos em relação à obrigação que têm na conquista de metas, é fundamental fazer com que eles se sintam importantes no processo.
Além disso, você gerará bem-estar quando reconhecer e celebrar as conquistas individuais e coletivas. Uma meta alcançada, uma nova ideia que resolva um problema, uma inovação de uma equipe: ações deste tipo têm o poder de gerar felicidade, sensação de pertencimento e amor ao trabalho.
3 – Gere oportunidades para os colaboradores
Aqui temos uma missão importante para as lideranças (na verdade, os líderes são essenciais em todas as possibilidades de implementação da Psicologia Positiva em uma empresa). Com este tipo de ação, é possível fazer as pessoas crescerem e isso favorece também a organização.
Na prática, comece a desenvolver programas de capacitação e também planos de carreira. Estes servirão como estímulos para que os indivíduos não se acomodem, se sintam privilegiados e busquem reciclagem constantemente. E, com a certeza de melhorias para a carreira, o desempenho individual será muito vantajoso.
Conheça o lugar que vai transformar a comunicação interna e a cultura da sua empresa
Você já sabe o valor que a Psicologia Positiva tem para a luta diária das empresas contra a toxicidade?
Sabe o poder que a comunicação interna e a cultura saudável de uma organização tem para o sucesso nos negócios?
Então você precisa conhecer imediatamente o Clube da Fala. Aqui nós oferecemos as formações ideais para desenvolver a Oratória de lideranças e de colaboradores.
E mais: nossos cursos de Oratória darão a você o desenvolvimento de competências como autoconhecimento, empatia, confiança, segurança, poder de persuasão, entre outros.
Ou seja, todos os ingredientes que uma cultura organizacional de bem-estar e satisfação necessita.
Não perca mais tempo! Venha para o Clube da Fala e aprenda a promover a felicidade em todos os momentos da sua carreira.
Estamos esperando o seu contato.