Toda boa relação é pautada pela comunicação. Isto significa dizer que, quanto melhor ela for, mais prazerosa e duradoura serão os laços formados entre as pessoas. E, dentro desse contexto, precisamos considerar o poder que a argumentação tem no diálogo e na resolução de todos os problemas.
Sendo assim, quando aprendemos a ponderar, a fazer um contraponto e mostrar outras opções diferentes das emitidas pelos outros, nos tornamos mais confiantes. Isso acontece porque temos a sensação de que estamos sendo respeitados e, com isso, o nosso poder de persuasão aumenta bastante.
Consequentemente, a imagem que todos formam a nosso respeito ganha uma força e uma importância que garante “o nosso lugar no mundo”. Como é importante viver relações em que todos os envolvidos têm a oportunidade de externar suas opiniões e mostrar apoio ou descontentamento, concorda?
Isso não se traduz apenas nas relações profissionais. O poder da argumentação e persuasão contempla as nossas amizades e até os laços amorosos que construímos ao longo da vida. Percebe como isso vale ouro? Então, precisamos conversar mais sobre este tema. Continue acompanhando.
Você sabe exatamente o que é argumentação?
Apesar de ela ser fundamental para a construção de relações saudáveis, seja na profissão, na vida em geral e até no amor, é possível que existam pessoas que não sabem exatamente o que é a argumentação. E mais: é fato que laços desiguais são construídos porque esta capacidade não é potencializada.
Para acabar com qualquer dúvida que possa existir, vamos entender a argumentação como sendo um processo que engloba a defesa de um ponto de vista ou de uma ideia. E o seu emprego é bastante diversificado, ou seja, é possível argumentar em:
- Conversas formais no ambiente de trabalho com seus superiores ou mesmo entre pessoas com cargos semelhantes ao seu;
- Conversas formais entre amigos, seja para falar de temas cotidianos, como esporte ou política, por exemplo, ou mesmo para debater sobre assuntos sérios;
- Relações amorosas, onde a intenção não é fazer um cabo de guerra para ver quem vence ou quem manda, mas sim para formar laços duradouros e respeitosos mutuamente.
Neste contexto, quando consideramos uma argumentação feita da maneira correta e com poder de persuasão, precisamos considerar a formação e exposição de ideias de maneira clara e que tenha pontos suficientes para fazer valer a opinião ou posicionamento.
Além disso, é válido ressaltar que a argumentação não é somente algo verbalizado; pode também ser feita de maneira escrita, com proposições claras e que façam sentido e que sirvam de embasamento para reforçar o “x” da questão.
Como o poder da argumentação transforma a sua vida
Antes de qualquer coisa, vamos fazer uma breve reflexão: pare um pouco e pense em 3 grandes comunicadores que você admira… Pensou? Então, responda uma coisa: todos eles argumentam bem? É muito provável que sim, pois pessoas que sabem se comunicar são muito persuasivas.
Elas entendem os caminhos para externar as próprias opiniões, ponderar, mediar conversas e encontram um denominador que satisfaça os anseios de todos os envolvidos. Se não fosse assim, só conseguiríamos convencer as pessoas que, a princípio, concordassem com nossas opiniões.
Esse é o grande diferencial das pessoas que mais se destacam em matéria de comunicação. Elas sabem ser persuasivas, prender a atenção com argumentos sólidos e ganhar a confiança. Trata-se, portanto, de um trunfo infalível e que potencializa as nossas relações pessoais, profissionais e afetivas.
Problemas comuns para as pessoas que não sabem fazer uma boa argumentação
Se você ainda não se convenceu totalmente a respeito do poder da argumentação e do poder de persuasão, separamos alguns exemplos de situações que geralmente acontecem com pessoas que não sabem como expor ideias, argumentar, ponderar, debater. Veja só:
1 – Em uma entrevista de emprego, muitas pessoas acabam perdendo uma boa oportunidade porque não sabem construir bons argumentos para valorizar as experiências profissionais, ou mesmo para dar respostas convincentes a questionamentos levantados durante o processo seletivo.
2 – Nas relações profissionais, muitas vezes precisamos negociar valores com fornecedores ou prestadores de serviço. Quando não sabemos argumentar, por vezes pagamos um valor elevado. As negociações comerciais tendem a nos gerar muitos prejuízos.
3 – Quando alguém tem uma relação de amizade ou amorosa e não domina a capacidade de argumentar, geralmente se coloca em segundo plano. Dessa forma, não há satisfação suficiente a ponto de se sentir importante e muito amado (a).
4 – Sabe aqueles processos seletivos internos? Diversas pessoas perdem a chance de conquistar uma promoção porque não têm a capacidade de produzir argumentos plausíveis e que demonstrem que possuem a capacidade esperada para o cargo em questão.
5 – Quando não sabemos argumentar, perdemos diversas oportunidades de vender ideias, produtos ou serviços. Mesmo quando conhecemos os benefícios, não conseguimos transformar estes conhecimentos em argumentos sólidos e capazes de convencer as pessoas.
Os 5 porquês de aprender a argumentar
Se você chegou até aqui, certamente já percebeu que a capacidade de argumentação e o poder de persuasão são os diferenciais que faltavam na sua vida. Todavia, como a nossa intenção é te dar as melhores dicas sobre este assunto, separamos os principais motivos (benefícios).
Você vai terminar de ler este conteúdo e correr na direção de quem vai te ensinar a argumentar com qualidade, sem pressão e com a segurança necessária para construir uma imagem altamente positiva. Ou seja, todas as suas relações vão mudar de patamar – e para melhor, é claro!
PONTO 1 – CONSTRUÇÃO DA IMAGEM
Você sabe bem o valor que a imagem tem. A maneira como nos comunicamos e nos portamos interfere sensivelmente na forma como as pessoas passam a nos ver. Quando essa construção não é realizada da forma correta, é bem possível que percamos um espaço que deveria ser nosso.
Isso significa dizer que quando argumentamos com qualidade, transmitimos uma boa imagem em processos seletivos, no dia a dia do nosso trabalho, na maneira como os nossos superiores (ou subordinados) nos olham. Quando alcançamos este ponto, ganhamos um destaque muito relevante.
PONTO 2 – O PODER DE UMA HISTÓRIA BEM CONTADA
Você já deve ter ouvido falar de Storytelling. De maneira bem prática, podemos entender tudo isso como contar histórias relevantes. Quando fazemos isso, conseguimos uma tarefa que não é nada fácil: prender a atenção das pessoas e, como resultado, aumentamos a possibilidade de convencê-las.
Mas, para que a história seja compartilhada da melhor maneira possível, é preciso saber argumentar e construir um enredo que realmente tenha embasamento e que possua relação sólida com a realidade das pessoas que estão nos vendo/ouvindo.
PONTO 3 – JOGO DE CINTURA
Todos os tipos de relação são formados por pessoas diferentes (ninguém é igual e isto é um fato). E, em consequência, é comum surgirem discordâncias que, se não forem bem geridas, podem causar entraves muito perigosos. Neste contexto, podem ocorrer afastamentos desnecessários.
Em especial, nos ambientes de trabalho, é preciso ter um jogo de cintura para lidar com perfis diferentes do seu. Para isso, o poder de persuasão e a capacidade de argumentação são as habilidades determinantes para manter as relações sempre equilibradas, estáveis.
PONTO 4 – GERANDO IDENTIFICAÇÃO
As relações pessoais, amorosas e profissionais só são duradouras quando há identificação, pontos em comum e objetivos similares. Para isso, precisamos construir um caminho comum por onde todos trilhem, e isso só é conquistado quando aprendemos a fazer uso de todo tipo de situação.
Em outras palavras, o poder de persuadir pessoas e ganhar a confiança delas também passa pela capacidade de aproveitar as circunstâncias. É, como dizem por aí, pegar um limão e fazer uma limonada, entende? Isso é totalmente possível com a ferramenta da argumentação.
PONTO 5 – PERSONALIZAÇÃO DA LINGUAGEM
O poder da argumentação e da persuasão passa muito pela linguagem que utilizamos. Isso significa que não adianta muito usar “palavras bonitas e fortes” se elas não tiverem um significado real para as pessoas com as quais nos comunicamos.
Ou seja, para convencer alguém é necessário personalizar a nossa linguagem. Para isso, é fundamental conhecer o tipo de público com o qual nos comunicamos a fim de que nossas palavras sejam facilmente entendidas e bem interpretadas por todos. O resultado tende a ser o melhor possível.
Você quer ter poder de persuasão? Então, veja isto.
Convencer pessoas não é uma tarefa simples, mas também não é nada impossível. Para te ajudar nesta missão, separamos algumas dicas essenciais e que servirão como os seus primeiros passos. Conforme você for colocando em prática, verá como as pessoas vão começar a confiar em você. Veja só:
- Conheça bem o seu público. Você vai precisar “falar a mesma língua” das pessoas para conseguir conquistá-las. Isso vai te aproximar do seu objetivo de persuadir. Lembre-se: só existe conquista quando há links que colocam as pessoas em sintonia.
- Seja assertivo. Você precisa ir direto ao ponto e atingir em cheio as expectativas e necessidades das pessoas. E, lembre-se: se ficar dando muito rodeios ou sendo invasivo, vai afastar de vez o seu público, pois as pessoas não gostam de serem importunadas. Seja bem objetivo e tenha confiança.
- A sua postura corporal vai te ajudar – e muito – a persuadir. Se o seu tom de voz, o seu gestual e as suas expressões estiverem em sintonia, todas essas ferramentas trabalharão por você, envolvendo as pessoas e abrindo caminho para que você as conquiste de maneira bastante saudável.
- Seja uma pessoa honesta com as palavras e com as atitudes. Ninguém gosta de ser enganado, concorda? Por isso, seja uma pessoa real, autêntica e transmita a sua verdade através das suas palavras, dos seus gestos e do seu olhar. Isso é realmente cativante e aproximará todos de você.
- Tenha paciência para ouvir as pessoas. Se fizer isso de maneira sincera, vai perceber que todos vão confiar em você de maneira natural. Isso se explica porque você criará laços de confiança e de admiração e, quando isso acontecer, persuadir será um simples detalhe.
- Seja – de verdade – uma pessoa simpática. Todo mundo (inclusive você) gosta de ser bem tratado, certo? Portanto, invista em ações que sejam agradáveis para as pessoas, sorria sempre, seja educado (a), mostre-se receptivo (a) e interessado (a).
- Realize concessões. Isso significa que quando você reconhece que o seu argumento não é perfeito, tende a levar as pessoas a facilitarem as coisas. Isso acontece porque quando nos portamos como “detentores absolutos da verdade”, só haverá afastamentos e recusas à nossa argumentação.
- Pratique a reciprocidade. Quando você faz algo de bom para uma pessoa, naturalmente ela se abre para você, se torna mais receptiva às suas intenções. Por isso, gere valor nas suas atitudes e, com isso, conquiste a confiança e a admiração de todos ao seu redor.
Quer saber onde você vai aprender a fazer uma boa argumentação?
Não resta mais nenhuma dúvida do poder que a argumentação tem na construção de relações verdadeiras e duradouras. Seja na vida amorosa, nas nossas amizades ou mesmo na profissão, quando dominamos a arte de persuadir e conquistar a confiança dos outros, os resultados são os melhores.
Por isso, você precisa conhecer o Clube da Fala. Aqui nós temos toda a experiência necessária para identificar as suas reais necessidades e potencializar a sua capacidade de criar bons argumentos para conquistar as pessoas.
O nosso time de profissionais é muito experiente na arte de comunicar com qualidade. Sendo assim, você vai aprender tudo o que precisa para construir discursos de acordo com o tipo de público e com as diferentes situações do nosso dia a dia.
Através da nossa metodologia, trabalhamos o poder da argumentação de diversas maneiras e de acordo com a sua realidade. Em outras palavras, você vai aprender a fazer negociações com segurança, persuadir e também argumentar, mesmo em momentos de muita pressão.
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